energia-solar-2022

Energia solar em 2022: mercado está otimista para o crescimento do setor

A energia solar em 2022 estará no centro das atenções. Afinal, com a energia elétrica cada vez mais cara, a solução para micro e pequenas empresas pode vir do céu, literalmente. Ou seja, do sol. 

A geração de eletricidade limpa e sustentável produzida em painéis fotovoltaicos é uma alternativa viável para gerar economia. Por isso, o setor está otimista e com previsão de crescimento.

Por que a energia elétrica está mais cara?

Uma das razões para o aumento é a bandeira tarifária de R$ 14,20 aplicada a cada 100 kWh consumidos. O acréscimo começou em setembro de 2021, devido à crise hídrica no país. 

A energia elétrica representa 15,44% dos custos nas empresas. É o que aponta uma pesquisa realizada pelo Sebrae, com mais de 350 empresas mato-grossenses. 

Portanto, controlar essa despesa é fundamental para reduzir custos e aumentar a competitividade das pequenas empresas. É nesse contexto que a energia solar fotovoltaica surge como solução. 

Desinformação é o grande entrave para aderir à energia solar

A partir de 2020, o país registrou 230% de crescimento ao ano na geração de energia fotovoltaica. Em 2021, o Brasil tornou-se o único representante da América Latina entre as 15 nações com maior capacidade instalada de energia solar. 

Apesar dessas notícias animadoras, a falta de informação ainda afasta micro e pequenas empresas de usufruírem o serviço. Poucos gestores sabem como funciona a implantação dos sistemas fotovoltaicos. E muitos têm dúvidas sobre o valor do investimento e quais benefícios a energia solar oferece. 

crescimento-energia-solar

Cenário promissor para a energia solar no Brasil

Em 2021, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), registrou um recorde de projetos solares. Isso elevou a capacidade solar instalada no país que chegou a 18 GW. Em um comparativo, em 2020 foram registrados apenas 8,7 GW em projetos renováveis. 

O crescimento em 2022 é bastante previsível, pois somente durante a 1º quinzena de outubro passado, a produção de energia solar cresceu 46,6%. 

Benefícios proporcionados pelo crescimento da energia solar em 2022

  • redução no custo dos painéis fotovoltaicos;
  • possibilidade de mudanças na legislação capazes de favorecer investimentos na área;
  • estímulo ao investimento estrangeiro em projetos de energias renováveis;
  • criação de parques solares para fornecimento a áreas remotas, beneficiando a agricultura;
  • oportunidades no mercado de trabalho e prestação de serviços;
  • novas opções de financiamento aos consumidores e empreendedores. 

A Reinova cuida do seu projeto de energia solar

Quer economizar com a fatura de energia elétrica e apostar em um sistema renovável, limpo e abundante? A Reinova Energia Inteligente tem a solução. Desenvolvemos projetos inovadores para empresas, residências, indústrias ou propriedades rurais. 

Entre em contato conosco e solicite um orçamento personalizado

Write A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×