Crescimento da energia solar no Brasil

crescimento-da-energia-solar

O crescimento da energia solar é uma realidade. No mundo, a expansão nos últimos anos foi exponencial. Conforme a Agência Internacional de Energia (IEA), o uso dessa fonte renovável pode chegar a 30% já em 2022

A previsão é para países como China, Japão, Alemanha e os Estados Unidos, com maior capacidade de geração instalada. 

Mas, como está o crescimento da energia solar no Brasil? Conhecer os benefícios da geração fotovoltaica e entender o cenário nacional são fatores decisivos. Principalmente para quem está interessado nesse serviço. 

Brasil ultrapassa marca histórica em energia solar

O crescimento da energia solar no Brasil se confirmou com uma excelente notícia. Em agosto, o país ultrapassou a marca histórica de 10 gigawatts (GW) de potência operacional da fonte solar fotovoltaica.

Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o registro ocorreu em usinas de grande porte, além de pequenos e médios sistemas.

Em uma comparação, significa dizer que conjuntos fotovoltaicos instalados em telhados, fachadas e terrenos representam 70% a mais da potência hidrelétrica de Itaipu. A usina é a maior da América Latina e segunda no mundo. 

Ainda, conforme a Absolar, os 10 gigawatts de potência é resultado de investimentos acima de R$ 52 bilhões, realizados a partir de 2012. O mercado de energia fotovoltaica estima que os aportes financeiros devem continuar acontecendo. Principalmente depois da aprovação do marco regulatório da geração distribuída. O projeto garante subsídio de energia solar no país até 2045. 

País no ranking da IRENA

Com a confirmação da marca de 10 gigawatts, o Brasil passou a integrar o grupo de países com maior capacidade instalada de energia solar. Alcançamos a 14ª posição do ranking organizado pela Agência Internacional para Energias Renováveis (IRENA). 

Desse modo, o Brasil é o único da América Latina entre os 15 países da lista. A China lidera o ranking no mundo, com 253,8 GW de capacidade instalada. Na sequência vêm os Estados Unido (73,8 GW) e Japão (68,6 GW). 

energia-solar-no-Brasil

Ranking dos países com maior capacidade de energia solar

  1. China (253,8 MW);
  2. EUA (73,8 MW);
  3. Japão (68,6 MW);
  4. Alemanha (53,7 MW);
  5. Índia (38,9 MW);
  6. Itália (21,5 MW);
  7. Austrália (17,3 MW);
  8. Vietnã (16,5 MW);
  9. Coreia do Sul (13,5 MW);
  10. Reino Unido (13,4 MW);
  11. Espanha (11,8 MW);
  12. França (11,7 MW);
  13. Países Baixos (10,2 MW);
  14. Brasil (10 MW);
  15. Ucrânia (7,3 MW).

Como ter seu sistema de energia solar 

Como toda inovação, adotar um sistema para geração de energia fotovoltaica apresenta vantagens e desvantagens. Porém, diante dos benefícios e do crescimento no Brasil fica fácil entender que vale a pena investir. 

O primeiro passo é contar com uma empresa especializada em oferecer soluções para a obtenção de energia solar. A Reinova Energia Inteligente leva transformação para o mercado das energias sustentáveis e renováveis. 

Nossa missão é entender a real necessidade do cliente para desenvolver projetos personalizados para residências, empresas, indústrias e empreendimentos rurais. 

Gostaria de saber como a Reinova pode ajudar? Solicite um orçamento agora mesmo

Write A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×