9 vantagens e desvantagens da energia solar: vale a pena aderir?

vantagens e desvantagens da energia solar

Adotar um sistema de energia solar tem mais vantagens ou desvantagens? Essa é a principal dúvida dos consumidores interessados em aderir a essa fonte energética, por se tratar de uma opção recente – o marco da energia solar no Brasil foi em 2012 – ou por terem receio de investir em uma tecnologia cujo orçamento pode não ser considerado baixo. 

E para responder a essa dúvida, trouxemos as principais vantagens e desvantagens da energia solar para ajudar você na decisão. 

Afinal, vale a pena aderir? Descubra a seguir!

9 vantagens e desvantagens da energia solar

Antes de começar nossa lista, podemos lhe assegurar que, embora existam sim algumas desvantagens, elas se tornam insignificantes diante dos benefícios que a energia solar pode oferecer. 

Conheça todos esses pontos abaixo:

1. Redução na conta de energia elétrica

A energia solar dispensa o uso da energia elétrica fornecida pela concessionária. Com isso, o sistema fotovoltaico consegue reduzir a conta de energia em até 95%. 

vantagens da energia solar

2. Aquece o mercado imobiliário

Por ser um investimento, o sistema de geração de energia solar valoriza a negociação e aumenta o valor do imóvel.  

3. Baixo custo de manutenção

Por não ser complexa, a manutenção do sistema de energia solar exige um custo relativamente baixo. A principal preocupação que você deve ter é mantê-lo limpo. 

4. Preserva o meio ambiente e não faz ruído

A geração de energia solar tem baixíssimo impacto ecológico, quando comparada a outras fontes de energia. Além disso, por ser um sistema fotoquímico (não mecânico), é totalmente silencioso. 

5. Durabilidade e usabilidade alta

A maioria dos fornecedores de painéis fotovoltaicos trabalham com garantia de performance de 25 anos. E, ao final desse prazo, o sistema ainda oferece cerca de 80% de eficiência. 

6. Investimento inicial alto

Se tratando das vantagens e desvantagens da energia solar, é importante citar que, apesar de ser uma opção bastante econômica, o investimento ainda é considerado alto

Porém, com a redução de quase 100% na conta de energia todo mês, o sistema se paga entre 3 e 7 anos. E o melhor: a maioria dos bancos oferece programas de financiamento

7. Dependência do clima

Em dias nublados ou chuvosos, os painéis continuam captando energia solar, mas é possível que a eficiência do sistema diminua.

8. Não gera energia durante a noite

O sistema de energia solar tem possibilidade de gerar créditos concedidos pela concessionária de energia elétrica para compensar os períodos noturnos ou dias chuvosos/nublados. 

Tanto no que diz respeito ao horário (dia/noite) quanto no que diz respeito ao clima, é possível, também, contar com sistemas híbridos para armazenamento. 

9. É difícil encontrar instaladores confiáveis

Às vezes, encontrar instaladores confiáveis leva tempo. 

Pode ser um processo exaustivo, com muitas pesquisas, até encontrar uma empresa de confiança.

Na Reinova, você pode confiar!

Conhecendo as principais vantagens e desvantagens da energia solar, é fundamental contar com uma empresa idônea, que seja especialista no assunto, para dar o próximo passo.

É ela quem vai cuidar de todo o processo, desde o projeto até a instalação. Exatamente como a Reinova Enegia Inteligente faz. 

Temos experiência no mercado e já homologamos mais de 200 projetos. Além disso, oferecemos orçamento justo para que você possa adquirir seu próprio sistema de energia solar. 

Ficou interessado? Entre em contato com nossa equipe de especialistas e calcule o valor da sua independência energética.
Solicite um orçamento personalizado

Write A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×