Trabalhar com energia solar é uma alternativa ao desemprego

trabalhar-com-energia-solar

Trabalhar com energia solar é uma ótima oportunidade para quem busca colocação no mercado. Um dos motivos é o crescimento do setor e a inclusão do Brasil no ranking de países com maior capacidade instalada de energia solar

Com o aumento no consumo, aumenta também a instalação de painéis fotovoltaicos. Desse modo, há necessidade de mão de obra especializada. 

Setor de energia solar gerou mais de 400 empregos por dia em 2021

Quem afirma é a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). Durante o ano, 153 mil empregos foram criados, o que corresponde a 419 admissões por dia. O número representa um aumento de 77,9% em relação aos empregos acumulados no Brasil em 2020. 

Nos últimos 10 anos, a energia solar disponibilizou mais de 390 mil postos de trabalho em todas as regiões do país. 

As razões para o aumento das oportunidades estão ligadas ao espaço que essa matriz energética conquistou nos últimos anos. 

Essa condição faz com que as empresas do setor necessitem ampliar o quadro de pessoal. Principalmente para darem conta das demandas operacionais de instalação e manutenção. 

No entanto, outras oportunidades aparecem no mesmo segmento. Entre elas, setor de vendas, suporte técnico, finanças e marketing. 

Onde estão as oportunidades para trabalhar com energia solar

Conforme relatório publicado pela Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA) em colaboração com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), quatro estados brasileiros se destacam na instalação de células fotovoltaicas.

São eles: Minas Gerais (líder em instalações de grande porte), São Paulo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso. Nessas regiões, há muito trabalho de instalação a ser feito. 

Na data de publicação deste artigo, por exemplo, há mais de 750 ofertas de emprego no setor, em diferentes áreas. 

Aumento na oferta de empregos impulsiona procura por cursos 

Segundo o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), até setembro de 2021, a instituição formou 2,3 mil alunos em sistemas fotovoltaicos. A capacitação no segmento de energia eólica também está em alta. No mesmo período, 1,1 mil alunos concluíram cursos.

Os números, conforme o SENAI, colocam o Brasil entre os maiores mercados com ofertas de trabalho. 

Outra boa notícia é que no mesmo ano o SENAI concluiu um plano de capacitação e aperfeiçoamento de professores em 10 escolas técnicas de energia solar

A iniciativa foi realizada em parceria com uma instituição alemã e com o Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar da UFSC. Além das novas unidades, outras 60 escolas do SENAI em 14 estados já oferecem cursos na área. Confira alguns cursos disponíveis na Paraíba:

Em João Pessoa, energia solar é com a Reinova 

Quer usufruir de todos os benefícios da energia solar na sua residência, empresa, indústria ou área rural? Entre em contato com a Reinova e solicite um orçamento. 

Quero um orçamento para meu projeto

Write A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.