Instalação de energia solar: o que você deve saber antes de orçar seu sistema

instalacao de energia solar

A instalação de energia solar é simples, mas deve cumprir alguns protocolos para que você possa usufruir dos benefícios que esse sistema oferece com total segurança.

A geração de energia solar se tornou uma opção atraente para consumidores que desejam maior economia na conta de energia e, se esse é o seu caso, confira o que você deve saber antes de orçar seu sistema. 

Etapas para a instalação de energia solar

1. Levantamento do consumo

O primeiro passo cabe a você: reúna as últimas 12 faturas de energia elétrica do imóvel e faça o cálculo médio mensal do número de quilowatt-hora (kWh) consumido. Essa informação é essencial!

2. Visita técnica

Essa visita tem como foco analisar a viabilidade técnica para a instalação de energia solar. 

Somente uma empresa com profissionais qualificados poderá determinar o tamanho ideal do sistema que o imóvel precisa, além de definir onde instalar os painéis fotovoltaicos e quais características o transformador deve ter.

3. Elaboração do projeto

A empresa contratada deverá elaborar um projeto de instalação personalizado para atender as necessidades de consumo. 

Esse planejamento dirá qual o tipo de geração de energia mais indicado para o imóvel e quais equipamentos você precisa adquirir para a instalação. 

4. Parecer de Acesso

O corpo técnico deve encaminhar o projeto à concessionária de energia elétrica, solicitando um Parecer de Acesso. Esse documento é obrigatório e nele devem constar todas as informações técnicas e as condições necessárias para acessar a rede elétrica convencional do seu município. 

5. Instalação

Concedido o parecer, a empresa responsável pelo projeto deve iniciar a instalação dos equipamentos no imóvel. Os profissionais devem organizar o local de trabalho, providenciar os equipamentos de proteção individual (EPIs) e orientar as atividades para garantir a segurança dos técnicos.

equipe instalando energia solar

A montagem do sistema de energia solar ocorre em três momentos: instalação da estrutura de suporte, instalação da infraestrutura elétrica e fixação dos painéis

6. Comissionamento

Os profissionais devem realizar todos os testes e ligações necessários para que a instalação de energia solar funcione. 

7. Homologação

A concessionária local deverá vistoriar os equipamentos e procedimentos adotados pela empresa responsável. Caso tudo esteja em conformidade com as exigências legais e de segurança, a instalação de energia solar será homologada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Após essa etapa, a concessionária formaliza a ligação do novo sistema à rede elétrica convencional. 

Problemas que não podem acontecer na instalação de energia solar

Fazer um planejamento adequado e assinado por profissionais qualificados elimina riscos e evitam problemas futuros. Portanto, ao contratar uma empresa especializada para esse tipo de serviço você estará evitando erros como:

  • Necessidade de manutenção recorrente;
  • Despesas com materiais e equipamentos inadequados ao projeto;
  • Falta de segurança para trabalhos realizados em altura;
  • Falta de aterramento;
  • Uso de ferramentas inapropriadas para o serviço. 

A Reinova Energia Inteligente está apta para projetar e instalar seu sistema de energia solar: nossa missão é levar energia segura, moderna e confiável para empresas e residências. 

Aproveite que você já sabe o que é importante considerar antes de ter sua própria fonte de energia e entre em contato conosco para orçar seu sistema. 

Solicite um orçamento personalizado e sem compromisso

Write A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×