Energia solar residencial: tipos, como funciona e 8 motivos para aderir

Atualmente, a energia solar residencial é uma opção segura, econômica e sustentável para o abastecimento de energia elétrica. Embora seja uma tecnologia um tanto recente, o sistema de captação da radiação solar é eficiente e oferece muitas vantagens para o consumidor. 

Nesse artigo você vai saber mais sobre o sistema de energia solar residencial, entender seu funcionamento e conhecer os tipos disponíveis no mercado. Apresentamos, ainda, os benefícios de aderir a essa tecnologia e, assim, economizar na conta de luz

O que é a energia solar residencial?

A energia solar residencial é a energia elétrica obtida por painéis fotovoltaicos. Consiste na instalação de módulos, no telhado ou em outro local estratégico, para captarem radiação solar. Ao receber luz ativa, o imóvel consegue garantir até 95% de economia na conta de luz, graças a esse insumo gratuito fornecido pelo astro-rei.  

A princípio, pode-se pensar que a escolha por um sistema de energia solar residencial pode custar caro, mas, no caso das moradias, a captação da energia solar é mais simples do que em indústrias e estabelecimentos comerciais, por exemplo. 

Quais são os tipos existentes?

Antes de adquirir um sistema de energia solar residencial é importante conhecer os tipos existentes no mercado para decidir qual o mais adequado para você

Existem três sistemas residenciais de geração de energia fotovoltaica: on-grid, off-grid e o sistema híbrido

Entenda melhor cada um deles:

Sistema on-grid

Tem conexão direta com a rede elétrica e, caso ocorra excedente de energia, ela é “emprestada” para a distribuidora e o consumidor recebe um abatimento na conta. Esse sistema é chamado de compensação de energia elétrica e está regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)

Se, eventualmente, o sistema fotovoltaico não for suficiente para a demanda da residência, a distribuidora fornece a energia necessária para suprir a necessidade, como um crédito ao consumidor. 

Sistema off-grid

Ao contrário do sistema on-grid, o off-grid não tem ligação com a rede elétrica, e é a opção mais adequada para endereços mais afastados, onde não há cobertura das concessionárias. 

No método off-grid, a energia excedente é armazenada em baterias. Com isso, a residência tem “estoque” para dias chuvosos ou nublados e também para a noite. 

Sistema híbrido

Consiste em uma combinação dos outros dois: está ligado à rede de energia, mas pode armazenar a produção excedente em baterias. 

Ele dá autonomia ao usuário, pois o imóvel terá energia elétrica para consumo, mesmo durante a noite e sem depender da rede elétrica. 

Como funciona o sistema de energia solar residencial?

A energia elétrica é obtida com a instalação de painéis fotovoltaicos para a captação da radiação solar. 

A partir disso, as células fotovoltaicas do painel convertem a luz solar em eletricidade, gerando energia elétrica em corrente contínua. 

O conjunto de placas alimenta os inversores interativos e transformam a corrente contínua em alternada e garantem compatibilidade com o sistema elétrico da residência. Essa energia é distribuída para o autoconsumo e para as necessidades domésticas. 

Motivos para aderir à energia solar residencial

Além da redução de até 95% na conta de luz, a energia solar residencial traz outros benefícios ao consumidor. Porém, para obter todas as vantagens desse sistema é fundamental contar com empresas experientes no assunto, como a Reinova – Energia Inteligente. 

Confira a seguir alguns motivos para aderir à energia solar residencial:

  • É um método sustentável para a obtenção de energia;
  • O sistema de captação é silencioso, resistente às intempéries e sem emissão de poluentes;
  • A instalação é rápida e realizada por profissionais capacitados;
  • Os módulos de captação valorizam a estética do imóvel;
  • O sistema evita surpresas com a conta de luz, pois toda a energia consumida vem do sol;
  • O retorno do investimento inicial é rápido;
  • A tecnologia tem longa vida útil;
  • O sistema exige pouca manutenção.

A Reinova – Energia Inteligente desenvolve projetos personalizados e conta com um time de engenheiros qualificados para oferecer a você o melhor custo-benefício. 

Além disso, nosso catálogo de produtos conta com módulos solares fabricados pela WEG, multinacional brasileira especializada na fabricação e comercialização de motores elétricos, transformadores e geradores. 

Agora que você já sabe como funciona a energia solar residencial e conhece os benefícios que essa tecnologia oferece, que tal solicitar um orçamento para o seu imóvel? Em caso de dúvida, entre em contato conosco no e-mail contato@reinovasolucoes.com.br

Write A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×