Crescimento da energia solar no Brasil
O crescimento da energia solar é uma realidade. No mundo, a expansão nos últimos anos foi exponencial. Conforme a Agência Internacional de Energia (IEA), o uso dessa fonte renovável pode chegar a 30% já em 2022.
A previsão é para países como China, Japão, Alemanha e os Estados Unidos, com maior capacidade de geração instalada.
Mas, como está o crescimento da energia solar no Brasil? Conhecer os benefícios da geração fotovoltaica e entender o cenário nacional são fatores decisivos. Principalmente para quem está interessado nesse serviço.
Brasil ultrapassa marca histórica em energia solar
O crescimento da energia solar no Brasil se confirmou com uma excelente notícia. Em agosto, o país ultrapassou a marca histórica de 10 gigawatts (GW) de potência operacional da fonte solar fotovoltaica.
Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o registro ocorreu em usinas de grande porte, além de pequenos e médios sistemas.
Em uma comparação, significa dizer que conjuntos fotovoltaicos instalados em telhados, fachadas e terrenos representam 70% a mais da potência hidrelétrica de Itaipu. A usina é a maior da América Latina e segunda no mundo.
Ainda, conforme a Absolar, os 10 gigawatts de potência é resultado de investimentos acima de R$ 52 bilhões, realizados a partir de 2012. O mercado de energia fotovoltaica estima que os aportes financeiros devem continuar acontecendo. Principalmente depois da aprovação do marco regulatório da geração distribuída. O projeto garante subsídio de energia solar no país até 2045.
País no ranking da IRENA
Com a confirmação da marca de 10 gigawatts, o Brasil passou a integrar o grupo de países com maior capacidade instalada de energia solar. Alcançamos a 14ª posição do ranking organizado pela Agência Internacional para Energias Renováveis (IRENA).
Desse modo, o Brasil é o único da América Latina entre os 15 países da lista. A China lidera o ranking no mundo, com 253,8 GW de capacidade instalada. Na sequência vêm os Estados Unido (73,8 GW) e Japão (68,6 GW).
Ranking dos países com maior capacidade de energia solar
- China (253,8 MW);
- EUA (73,8 MW);
- Japão (68,6 MW);
- Alemanha (53,7 MW);
- Índia (38,9 MW);
- Itália (21,5 MW);
- Austrália (17,3 MW);
- Vietnã (16,5 MW);
- Coreia do Sul (13,5 MW);
- Reino Unido (13,4 MW);
- Espanha (11,8 MW);
- França (11,7 MW);
- Países Baixos (10,2 MW);
- Brasil (10 MW);
- Ucrânia (7,3 MW).
Como ter seu sistema de energia solar
Como toda inovação, adotar um sistema para geração de energia fotovoltaica apresenta vantagens e desvantagens. Porém, diante dos benefícios e do crescimento no Brasil fica fácil entender que vale a pena investir.
O primeiro passo é contar com uma empresa especializada em oferecer soluções para a obtenção de energia solar. A Reinova Energia Inteligente leva transformação para o mercado das energias sustentáveis e renováveis.
Nossa missão é entender a real necessidade do cliente para desenvolver projetos personalizados para residências, empresas, indústrias e empreendimentos rurais.
Gostaria de saber como a Reinova pode ajudar? Solicite um orçamento agora mesmo.